Sedentarismo: a doença do novo milênio

Por Mariane Ramos

A grande evolução tecnológica surge com a finalidade de facilitar o cotidiano da nação mundial e com isso aparece uma nova doença: o sedentarismo. A facilidade com que se realizam as tarefas diárias faz surgir também a lei do menor esforço.

O sedentarismo, que vem sendo considerado como a doença do novo milênio, é definido como a ausência ou a grande diminuição da atividade física. Isso, por sua vez, está relacionado com o estilo de vida do indivíduo, tendo como conseqüência uma regressão dos sistemas funcionais, ou seja, no caso dos músculos esqueléticos uma atrofia nas fibras musculares, perda parcial da flexibilidade articular e também um comprometimento de alguns órgãos vitais.

Entre as principais doenças relacionadas ao sedentarismo estão: a hipertensão arterial, a  obesidade, o  aumento do colesterol LDL, o diabetes Mellitus,  ansiedade, infarto do miocárdio e grandes possibilidades de morte súbita.

Segundo a Folha de S.Paulo, o sedentarismo custou pelo menos R$ 93,7 milhões aos cofres públicos no Estado de São Paulo no ano de 2002. O valor corresponde a 3,6% do total de gastos em saúde no Estado no ano e a mais da metade do total de gastos hospitalares (R$ 179,9 milhões) com dez problemas de saúde associados à inatividade. Os gastos com internações por doenças cardiovasculares respondem por 85% do custo do sedentarismo.

Com o combate ao sedentarismo, a população teria inúmeros benefícios para a saúde e sua cidade, pois o dinheiro gasto com as despesas hospitalares poderia ser investido em áreas diversas. Um exemplo prático disso é  aplicado em São Paulo na campanha “Agita São Paulo”, melhorando assim a qualidade de vida dos participantes. Estudos comprovam que  é possível obter melhoras na saúde com um mínimo de 30 minutos de atividade física diária ou também com um dispêndio calórico semanal acima de 2.200 kcal.

Atualmente tornou-se muito difícil ser uma pessoa ativa, mas não impossível. As alternativas para a prática das atividades físicas muitas vezes passam despercebidas  ao alcance dos cidadãos. Sugerem-se, então, algumas atividades, para que aumente o gasto calórico semanal simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna.

Subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho, dispensar o interfone e o controle remoto, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante no shopping, são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos.

Para iniciar, a prática da atividade física deve proporcionar, em primeiro lugar, prazer ao praticante. Já a liberação plena para a prática das atividades físicas, particularmente as atividades competitivas e de maior intensidade, deve partir do médico. No caso de indivíduos portadores de hipertensão, diabetes, coronariopatias, doenças vasculares etc, tanto a liberação quanto a prescrição dos exercícios devem partir do clínico, para o tratamento adequado. Caso ocorra algum tipo de desconforto durante ou após a atividade física, o mesmo deverá ser avaliado por um profissional da especialidade.

Com a prática de um programa de atividade física planejado por um professor de Educação Física é possível, além do cuidado a orientações adequadas,  uma redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares; redução da obesidade; da ocorrência de diabetes mellitus, de hipertensão arterial, redução da ocorrência de dislipidemias e redução do Stress, aumento da massa muscular e da força muscular, entre outras.

Fica evidenciado que a inatividade física (sedentarismo) está associada ao aparecimento de enfermidades prejudicando toda uma população. Então não cabe mais ficar sentado em um sofá esperando a doença chegar, pois  existem inúmeros meios para mudar alguns hábitos.

Portanto, mexa-se!

Publicado em outubro 14, 2011, em Viver Melhor. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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